VIAGEM GRAMADO E CANELA /RS

15:28:00

Gramado e Canela são duas cidades serranas do Rio Grande do Sul que não precisam de motivos para serem visitadas e revisitadas. O clima, as pessoas, a gastronomia... tudo nos encanta!

Abaixo fizemos um vlog da nossa viagem:

COMO CHEGAR

As cidades de Gramado e Canela não possuem aeroportos, portanto é necessário subir a serra de carro ou ônibus após chegarem ao Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), em Porto Alegre. Nós optamos por pegar um ônibus da rede Citral (você pega o ônibus no aeroporto mesmo) que nos deixava em Canela (que era onde ficava nossa hospedagem).

ROTEIRO DA VIAGEM

Como nós só iriamos passar apenas o final de semana, preparamos um roteiro com os principais lugares que chamaram nossa atenção para visitar.

- PRIMEIRO DIA ( SEXTA FEIRA) -

Após chegarmos no Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), nós compramos as passagens na agência da Citral ,que fica dentro do aeroporto, para ir para Canela. Aguardamos alguns minutos e logo embarcamos no ônibus que pega os passageiros na porta do aeroporto.

Devido às condições climáticas, chegamos a Canela 3 horas depois. Normalmente a viagem é em torno de 01h30min, 02h00min. Como tínhamos nos programado para ir para o Snowland na sexta, pois no final de semana o parque acaba ficando muito cheio e com filas, resolvemos ir mesmo com o tempo apertado, pois o parque fecha as 17h00min e chegamos a Canela as 15h30min.

SNOWLANDO

No hotel chamamos um taxi para nos levar até o Snowland. O Snowland é uma das atrações mais distantes, fica a cerca de 6km de distância de Gramado.
Quando chegamos já era 16:00hrs, então só aproveitamos a pista de patinação no gelo. Infelizmente a montanha de neve já estava sendo fechada. Mas o parque é muito bacana! Com certeza voltaremos lá para aproveitar melhor!!!

IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO

Saindo do Snowland, pegamos uma carona com outro casal e fomos visitar Gramado. Fomos à igreja matriz de São Pedro, que fica na Avenida Borges de Medeiros – a principal rua de Gramado. Toda em pedra basáltica em meio a um pátio ajardinado, a Igreja São Pedro (1942) é um ponto de referência para moradores e turistas.

A CASA DA VELHA BRUXA

A Casa da Velha Bruxa é um charmoso café que fica no coração da cidade, a poucos metros da famosa Rua Coberta. O lugar serve receitas especiais feitas à base de chocolate Prawer, além de boa variedade de lanches. É um lugar super aconchegante, delicioso e com um ótimo custo x benefício!

RUA COBERTA

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. São 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, sendo assim os turistas poderão abrigar-se durante os dias de chuva. A Rua Coberta liga a Av. Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi, e fica próximo ao Palácio dos Festivais. A Rua Coberta tem várias lojas de artesanato, sapatos, artigos em couro, malharia, livraria, restaurantes, lojas de chocolates, cafés e bistrôs.

Logo depois fomos à rodoviária de Gramado, pegar o ônibus para Canela. O nosso hotel ficava bem próximo da rodoviária de Canela, então não tivemos problemas quanto à locomoção.

TOCA DA BRUXA

A Toca da Bruxa fica ao lado da catedral de pedra de Canela, bem no centro do município. A pizzaria funciona com opções em rodízio e também à la carte. O diferencial da pizzaria é o ambiente. Ele é todo decorado com temas relacionados às bruxas e um clima permanente de Halloween. Quem passar por Canela não pode deixar de conhecer a Toca da Bruxa, COM CERTEZA voltaremos lá!

- SEGUNDO DIA (SÁBADO) –

CATEDRAL DE PEDRA DE CANELA

Após tomar nosso delicioso café da manhã, saímos pelas ruas de Canela. Para nossa surpresa havia um saxofonista em frente à Catedral de Pedra, deixando o ambiente mais encantador.

A Catedral de Pedra de Canela foi eleita uma das sete maravilhas do Brasil em 2010, pelo portal de noticias Terra. Após a eleição, ela ganhou um sistema de iluminação externa. À noite quando as luzes são acessas, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, tornando-a ainda mais deslumbrante!

MUSEU HARLEY MOTOR SHOW

Saindo de Canela, pegamos um ônibus circular que passa em frente alguns pontos turísticos e descemos no museu da Harley.

O Dreamland e o Museu da Harley estão localizados na Av. das Hortênsias, no sentido Canela-Gramado. Ambos encontram-se na mesma casa, o museu de cera fica no piso térreo e o das motos no sub-solo. Nós optamos apenas por conhecer o museu da Harley, pois o de cera não nos interessava muito e nosso tempo foi bem contabilizado.

O museu da Harley também funciona como um bar/restaurante, e é bem produzido, com decoração inspirada nos bares e cassinos de Las Vegas, com motos expostas no meio do museu e som ambiente tocando musicas de rock e country americano. Adoramos! Para quem curte esse estilo, com certeza vale muito a pena conhecer!

REINO DO CHOCOLATE

Amantes do chocolate têm uma ótima opção de passeio: visitar o primeiro espaço temático do chocolate do Brasil. O visitante poderá conhecer um pouquinho da história do chocolate através de um passeio dentro do Reino, e também poderá conhecer a Mini Fábrica, onde é feito a produção do chocolate em tempo real.

Nós optamos apenas por conhecer a loja da Caracol, comprar alguns chocolates e saborear um delicioso chocolate quente na cafeteria, onde as poltronas são em formato de xícaras e as mesas em tabletes de chocolate.

FONTE DO AMOR ETERNO

Depois do passeio ao Reino do Chocolate, pegamos o ônibus circular e seguimos até Gramado para ir à fonte do amor eterno.

É nesse ambiente propício para casais apaixonados que Gramado oferece a sua versão da famosa Fontana Di Trevi, na Itália, batizada de Fonte do Amor Eterno.

A fonte está localizada entre a área da Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro, onde os casais podem prender nela cadeados com seus nomes gravados, ‘selando’, assim, seu amor. E claaaaro que selamos o nosso!

MINI MUNDO

Depois do passeio ao Reino do Chocolate, pegamos o ônibus circular e seguimos até Gramado para ir conhecer o Mini Mundo.

Esse parque ao ar livre é formado por réplicas fiéis de monumentos, prédios e construções ao redor do mundo com uma riqueza de detalhes que impressiona não só crianças, mas adultos também. Tudo na “cidade em miniatura” do Mini Mundo é exatamente 24 vezes menor que seu tamanho real. Vale muito a pena conferir!!

JOSEPHINA CAFÉ

O Josephina está localizado na Rua Pedro Benetti, nº 22, no centro de Gramado, bem ao lado da igreja de São Pedro. O lugar é encantador e aconchegante. A decoração remete aos bistrôs parisienses e a música ambiente complementa o clima da cidade romântica. Nós optamos por tomar um caldo verde que estava uma delícia! Uma porção serviu para duas pessoas.

COMPRAS FLORYBAL

Existem várias lojas de chocolates em Gramado, como a Lugano, Caracol, Prawer... Todos os chocolates são maravilhosos, porém a que ganhou destaque com o chocolate e pelo custo x beneficio foi a da Florybal. Os chocolates são uma delícia e o preço é o melhor! Indiciamos muito essa loja para as comprinhas de chocolates!

BISTROT BRILLAT

O Bistrot Brillat fica localizado na Rua Coberta. É um delicioso restaurante, super aconchegante, com ótimo atendimento, e possue algumas mesinhas no "meio" da Rua Coberta. É um ótimo lugar para jantar e apreciar o climinha de Gramado!
CHATEAU DE LA FONDUE

O Chateau de La Fondue é um restaurante bem gostoso, com um ambiente bem acolhedor. Lá oferecem uma sequência de fondue, tradicional e na pedra. Nós optamos pelo da Pedra e foi muito gostoso! Se vocês visitarem o site deles, podem conseguir um cupom de desconto que eles disponibilizam lá, então vale bem a pena. O dono do Chateau de La Fondue é o mesmo da pizzaria Cara de mal, que é bem famosa em Gramado, e os dois ficam lado a lado.

- TERCEIRO DIA (DOMINGO) -

No domingo foi o dia de voltar para casa. Nós tomamos tranquilamente nosso café da manhã e demos mais uma volta pela cidade de Canela. Depois fomos para a rodoviária pegar o ônibus para nos levar até o aeroporto Salgado Filho (POA) e lá seguir viagem para a nossa bela e Santa Catarina.

Bom, esse foi um resuminho da nossa viagem, claro que não visitamos tudo que gostaríamos pelo fato de passar apenas um final de semana, mas foi o bastante para nos deixar apaixonados por essa cidade e querer voltar o mais rápido possível.

Uma dica que deixamos para vocês é para se planejarem pelo menos com um mês de antecedência. Nós nos planejamos, conseguimos visitar todos os pontos que tínhamos como prioridades e, além disso, conseguimos alguns descontos em pontos turísticos e hotel, através dos sites de compras, como: tripadvisor, groupon, peixe urbano...

Na internet tem diversas páginas que auxiliam e explicam bem onde fica cada atração, o valor, e como se locomover até lá. Vou deixar aqui alguns links para auxiliarem vocês na viagem:

(esse foi o hotel que nós ficamos e recomendamos muito! Atendimento e conforto nota 10! Além da localização que é pertinho da rodoviária e da catedral de pedra).

Espero que tenham gostado e até a próxima viagem! :)